Eleições no Brasil poderão ter segundo turno em todas às cidades e, em todos os cargos

A Comissão de Reforma Eleitoral no Brasil vai propor no Congresso, o segundo turno de eleições para todos os cargos e cidades, exceto onde o contingente eleitoral e, o número de candidatos for igual ou menor que um terço das vagas disputadas ou, o contingente de menos votados,juntos, não atingir o percentual de 25% dos votos disputados.
Isso significa, que, em caso de votos para o Legislativo, os candidatos que atingirem a faixa percentual, juntos, acima de 25 por cento dos votos válidos, voltarão às urnas, com os demais, somados, abaixo desse percentual, sendo desclassificados da segunda etapa.
O mesmo aconteceria com os candidatos majoritários, sendo que, neste caso, os três mais votados voltariam às urnas,exceto, se o número de candidatos for igual ou inferior a três postulantes, o terceiro colocado, obrigatoriamente, somar pelo menos 22,5 por cento dos votos, ou, o primeiro colocado já obter 50 por cento mais um dos votos válidos.
Isso significa que, se um candidato somar 33%, outro 24% e, um terceiro 22,5%, haverá segundo turno entre os 3 mais votados, independentemente das cidades, somente, no caso de pleitos, que tiverem 4 ou mais candidatos.
A medida ainda está sendo debatida na Comissão de Reforma Eleitoral e, faz parte do conjunto de mudanças, iniciadas com o fim das coligações e, respectivas legendas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s