Alerta: banda larga de Internet no Brasil poderá entrar em caos

Com o alto número de trabalhos completamente por meio da Internet, inclusive, reuniões, lives, shows, e, migração de várias atividades econômicas, a banda larga poderá se transformar num caos.

Aliás, já está se transformando. Desde à sexta feira última, no Grande Rio e na Grande São Paulo, e, por via de regras, no interior desses Estados, a latência do sinal de dados vem sofrendo por demais.

Segundo às terceirizadas, que distribuem à banda, adquirida das empresas que vendem os links e o sinal, o problema é geral e, pior, tem origem nas distribuidoras da Banda Larga que é disponibilizada aos brasileiros.

“A demanda aumentou de forma vertiginosa e, às empresas como a Oi, Claro, Embratel e outras do ramo não possuem quantidade de banda para fornecer às empresas, que entregam o sinal em domicílio”. Afirmou um especialista na área, que pediu sigilo quanto sua identidade.

Segundo essa mesma fonte, o Brasil nos últimos quatro anos não investiu na ampliação da tecnologia da informação, como não vêm investindo em pesquisas, intercâmbios, saúde, educação e, outros setores. E, os reflexos são esses que já começamos a sentir.

Segundo o tecnólogo, a banda larga é como a energia elétrica, a água e outros serviços. Se a capacidade reduz ou, não é ampliada, com a demanda crescendo, o setor entra em colapso.

O Brasil é um dos líderes mundiais em uso da TI em especial, do consumo da banda larga em dados. E, como já dito, com a migração de muitos serviços presenciais e físicos para o virtual, houve uma explosão da demanda.

Tentamos contatos com a ANATEL, para obter deles informações, mas, por hora, ainda não obtivemos retorno.

Outra providência tomada foi o alerta à Ouvidoria do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, já que o problema parece começar por uma das Capitais e Estado sob sua jurisdição.

REPERCUTINDO:

A propósito

A propósito do que escrevi no meu acima, recebi esses dois links, no qual a Anatel vem somando esforços no sentido de favorecer a chegada da Internet nas distribuidoras e, nas casas das pessoas:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2020/Decreto/D10480.htm

https://www.telesintese.com.br/sai-esperado-decreto-que-regulamenta-a-lei-das-antenas/

Penso que a burocracia, talvez seja um óbice. Ademais, às crises políticas e institucionais, também impedem que às coisas aconteçam no Brasil. Leiam o conteúdo das medidas adotadas pelo governo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s